A DEMOCRACIA MORRE NA ESCURIDÃO

Alexandre de Moraes, após ser alvo de bolsonaristas: “Extremistas terão a aplicação da lei”

Compartilhar:

O ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, Alexandre de Moraes, foi atacado por manifestantes apoiadores do atual presidente da República, em Nova York. 

Após ser alvo de bolsonaristas em Nova York, o presidente do TSE foi até o Twitter e afirmou que “os extremistas antidemocráticos merecem e terão a aplicação da lei penal”.

“O povo se manifestou livremente e a Democracia venceu!!! O Brasil merece paz, serenidade, desenvolvimento e igualdade social. E os extremistas antidemocráticos merecem e terão a aplicação da lei penal”, escreveu o ministro na noite desta segunda-feira(14).

Não apenas Moraes foi ofendido no evento, mas também os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandoski e Roberto Barroso. Todos foram hostilizados pelos apoiadores de Jair Bolsonaro. 

Os magistrados da suprema corte do Brasil, foram aos Estados Unidos para participarem do Lide Brazil Conference, que ocorreu entre os dias 14 e 15 de novembro. 

No evento, Moraes afirmou que “não é possível que as redes sociais sejam terras de ninguém”. “Isso começou aqui nos EUA, na extrema-direita, chegou ao Leste Europeu e depois ao Brasil”, disse.

“O Poder Judiciário atuou para chegarmos às vésperas do final do ano com a democracia garantida. A democracia foi atacada, aviltada, mas sobreviveu. O Judiciário não foi cooptado, não foi aumentado, foi uma barreira a qualquer ataque à liberdade”, disse.

O Ministro Luiz Roberto Barroso também foi na mesma linha e, sem citar Bolsonaro, afirmou que “O populismo autoritário tem como padrão o ataque às supremas cortes, em países como Filipinas, Nicarágua, Hungria, Venezuela. Mesmo democracias consolidadas pagam esse preço, como os Estados Unidos e a Inglaterra — com a saída da União Europeia”.

“O papel da Constituição é limitar o poder. Em última análise, nosso papel é limitar o processo político majoritário”, reiterou. “Existe um grau de tensão entre quem exerce esse poder e quem os limita, mas a tendência nas democracias é administrar essas tensões. Só não acontece em lugares onde as cortes foram sequestradas.”, completou Barroso.

0 0 votes
Classificação da Notícia
Assinar
Notificar quando>
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

NOTÍCIAS RELACIONADAS...

0
Que tal fazer um comentário sobre essa Notícia!x