O transporte de pacientes para outros municípios foi suspenso em Ji-Paraná, devido as péssimas condições das ambulâncias que não passam por manutenção há anos.
O aviso da suspensão foi feito por uma funcionária identificada como “Luzia”, no grupo “Remoção HMJIPA 2023”, que conta com servidores da saúde de Ji-Paraná.
Em um dos trechos da mensagem, Luzia relata que os funcionários não irão “arriscar mais vidas” e que o transporte ficará suspenso “até que seja resolvido as manutenções das viaturas”.
“Essa situação já vem de longa data e cada dia se agrava mais a saída de veículos nas estradas. E, infelizmente, não podemos mais arriscar pacientes, acompanhantes, equipe médica enfermagem, motoristas”, diz a servidora.
“O risco de morte na BR já é fato inevitável com um veículo em perfeitas condições, quem dirá nessas condições que os transportes do hospital se encontram. Se conseguirem ambulância emprestada de outro município ou de outra unidade de saúde e que estejam em perfeitas condições de trafegar na BR, estamos dispostos a levar”, afirmou.
A servidora alegou haver apenas um HB20 da Secretaria de Saúde para levar pacientes que podem ir sentados, sem suporte o mínimo de equipamentos existentes em uma ambulância.