A DEMOCRACIA MORRE NA ESCURIDÃO

“Ensino médio transformador”, as propostas de Marcos Rogério (PL) para a Educação

Como principal pilar para o desenvolvimento social, a educação até hoje é um dos calcanhares de Aquiles do Estado de Rondônia e do Brasil no geral, sofrendo, muitas vezes, com as más gestões e a falta de planejamento. No plano de governo do candidato Marcos Rogério (PL), um de seus projetos para melhorar a educação em Rondônia é o “Ensino Médio Transformador”.

Imagem/Divulgação

De acordo com estudos, o tempo de aprendizagem do aluno é de extrema importância para o crescimento econômico de um País. Em Países desenvolvidos, com altos níveis no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a jornada escolar diária é de sete horas ou mais. No Brasil, os alunos passam apenas quatro horas dentro das salas de aula.

Para além disso, um jovem que tenha à sua disposição uma Educação Média Integral de qualidade, terá uma renda maior que R$64 mil comparado ao que ele receberia caso não tivesse acesso à educação integral, conforme demostra pesquisa da INSPER.

O principal objetivo do programa “Ensino Médio Transformador” é incorporar o ensino médio integral em 25% das escolas estaduais, em regiões estratégicas de Rondônia, com o intuito de elevar o nível e a qualidade escolar dos jovens e adolescentes, aumentando assim sua empregabilidade, produtividade e remuneração, conforme aponta em seu plano de governo.

Ainda em matéria de educação, Rogério também pretende implantar laboratórios tecnológicos nas escolas, onde os alunos aprenderão robótica e programação inicial. Para mais, serão ministrados aos alunos conteúdos como Empreendedorismo, Filosofia e Desing Thinking a fim de estimular o raciocínio, a criatividade e o espírito empreendedor.

Os resultados esperados são a diminuição da evasão escolar, a redução da exclusão digital, o aumento da empregabilidade para os jovens e melhoria do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

0
Que tal fazer um comentário sobre essa Notícia!x