O irmão de Isau Fonseca, o ex-presidente da fundação cultural Adriel Fonseca, solicitou em grupos de WhatsApp para que apoiadores e funcionários da prefeitura compartilhassem mensagens contra Affonso Cândido, candidato a prefeitura e principal adversário de Isau Fonseca nas eleições deste ano.
De acordo com relatos de servidores do município, a mensagem produzida por Adriel Fonseca tem sido enviada em vários grupos da prefeitura. No texto escrito pelo irmão do prefeito, o mesmo querer que todos compartilhem o conteúdo.
“Bora postar, mandar em grupos, compartilhar, enviar para amigos, linha de transmissão”, escreveu Adriel.
“Com a força de todos a gente consegue mostrar pra população quem é Affonso”, completou.
Assim que as mensagens foram enviadas, o Secretário de Planejamento, Pedro Cabeça, compartilhou em seus storys do Instagram.
A imagem que também foi enviada junto ao texto pelo irmão do prefeito, afirma que as contas de Affonso Cândido teriam sido reprovadas pelo Tribunal de Contas.
Em verdade, o Tribunal de Contas (TC) reconheceu que todos os limites constitucionais, como os percentuais de gastos com subsídios e folha de pagamento, foram respeitados na gestão de Cândido. Entretanto, o Corte de Contas julgou irregular um auxílio alimentação aprovado pelos vereadores em 2019. De acordo com o TC, a lei do auxílio deveria ter sido aprovada na legislatura anterior.
Cândido afirmou que, tão logo foi reconhecido o erro, os valores recebidos do auxílio foram integralmente devolvidos a Câmara Municipal.