A 30° Zona Eleitoral de Ji-Paraná aceitou, nesta sexta-feira (13), uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra os políticos derrotados nas urnas Isau Fonseca e Joarez Jardim, por suposto abuso de poder político.
A ação proposta pela Coligação Amor e Respeito por Ji-Paraná alega que Isau Fonseca utilizou o maquinário público para fazer promoção pessoal. Em vídeos publicados em suas redes sociais, Isau aparece manipulando diretamente maquinários públicos, como tratores e caminhões, espalhando insumos e fazendo promessas de asfaltamento em bairros.
A ação também afirma que Isau Fonseca se utilizou de publicidade institucional em período vedado pela legislação eleitoral para enaltecer sua administração.
Ao final, a Coligação requereu que Fonseca e Jardim sejam condenados a inelegibilidade por 8 ano, além de pagamento de multa proporcional a gravidade dos crimes.
O Juiz Eleitoral Silvio Viana alegou haver indícios plausíveis da efetiva ocorrência dos ilícitos eleitorais e acolheu a ação, dando prazo de 5 (cinco) dias para que os políticos apresentem suas defesas.