O presidente argentino, Alberto Fernández, chegou a São Paulo ainda nesta segunda-feira (31) para encontrar Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato eleito presidente da República neste domingo (30).
A reunião é a primeira da agenda internacional do petista após a vitória dele contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Fernández felicitou Lula logo após o resultado das urnas, ontem. “Pelas redes sociais,o mandatário afirmou que a eleição do candidato para um terceiro mandato presidencial “abre um novo tempo para a história da América Latina”. “Um tempo de esperança e de futuro”, declarou.
“Aqui terá um companheiro para trabalhar e sonhar grande pelo bem viver de nossos povos”, disse. “Depois de tantas injustiças, o povo brasileiro te elegeu e a democracia triunfou (tradução livre)”, completa.
Importante parceiro comercial brasileiro, o governo argentino havia se distanciado do Brasil sob Bolsonaro. O peronismo mantém proximidade com o petista eleito, mas há tensão com o presidente derrotado. O atual chefe do Executivo aproveitou diversas oportunidades para criticar Fernández.
O encontro com Lula foi noticiado pela agência de notícias Télam. O mesmo ocorreu no Hotel Intercontinental, nos Jardins. Os dois almoçaram juntos em um dos locais utilizados pela campanha eleitoral.
A comitiva de Fernández conta com o Ministro das Relações Exteriores, Santiago Cafiero; o Secretário-Geral da Presidência, Julio Vitobello; a Secretária Jurídica e Técnica, Vilma Ibarra; a porta-voz da Presidência, Gabriela Cerruti; e os deputados do partido Frente de Todos Eduardo Valdés e Carlos Heller, indica a agência.
Em entrevista para uma rádio local, Fernández demonstrou otimismo com a eleição de Lula, apontando que a relação entre os países deve ser retomada.
Na votação realizada neste domingo (30), o petista derrotou Bolsonaro por 50,% a 49,1%.