Brasileiros que vivem em diversos países da Oceania e da Ásia já votaram neste domingo (30), no segundo turno da eleição presidencial. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou a melhor em locais como Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Singapura.
Como no primeiro turno, Lula derrotou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), em boa parte dos países do exterior, conforme dados dos boletins de urna destes locais.
O primeiro país a encerrar a votação foi a Nova Zelândia, onde Lula teve 70,34% dos votos, contra 164 de Bolsonaro. Na Austrália, o petista registrou 63,76%, contra 36,24% do atual presidente.
Na Ásia, Lula venceu na Coreia do Sul, com 64,29%, e em Singapura, com 63,71%.
Já o atual presidente foi a preferência dos eleitores que vivem no Japão. Em Nagóia, por exemplo, ele registrou 84% dos votos válidos, contra 16% de seu adversário. Em Taiwan, seção eleitoral em Taipé (a única do país), Bolsonaro venceu com 132 votos; Lula ficou com 101.
Os eleitores do exterior podem votar somente na eleição presidencial. No primeiro turno, Lula somou 138 mil votos fora do Brasil, o que representa 47%, contra 122 mil de Bolsonaro, ou 41%.