A DEMOCRACIA MORRE NA ESCURIDÃO

O verdadeiro tesouro

Compartilhar:

Aproveitando-me da inspiração dos raros dias, debruço-me às folhas do caderno para escrever mais esse texto e contar uma história que julgo ser relevante. Dessa vez, sem política. A história é extraída do livro O Alquimista, de Paulo Coelho.

Era uma vez um pastor de ovelhas chamado Santiago, que viajava por cidades junto a suas ovelhas e enxergava em seu trabalho uma grande liberdade. O cotidiano do pastor se resumia em viajar e conversar com suas ovelhas. Até que tudo mudou.

Em várias noites, Santiago sonha que há um tesouro a sua espera em um lugar muito distante de onde vive. O pastor se convence de que seu destino é encontrar esse tesouro, revelado por sucessivos sonhos que tivera. A partir daí, uma longa história começa.

Excitado com o que o sonho lhe revelara, Santiago busca ajuda a uma cigana e a um rei sábio. Aquela afirma ao pastor que os sonhos são uma linguagem utilizada pela “alma do mundo” para se comunicar com as pessoas, e que o tesouro é real. Este outro passa ao pastor a sabedoria de que “o mundo acredita na mentira de que o destino está impedindo as pessoas de alcançar sua lenda pessoal”. O rei diz que as “Lendas Pessoais” são sonhos que as pessoas quiseram realizar durante toda sua vida e que elas vêm da “alma do mundo”.

Santiago vende todo o seu rebanho para ir atrás da sua “lenda pessoal” e do grande tesouro que estava para ser descoberto. Assim o fez, indo em direção a África.

O pastor inicia uma grande jornada em busca daquilo que o destino lhe reservou. Durante essa jornada, conhece inúmeras pessoas diferentes e passa por experiencias diversas. A todo momento era tentado a desistir de tudo e voltar a sua vida de um simples pastor de ovelhas. Mas supera as adversidades e continua sua jornada.

Pelo percurso extremamente longo que fez, conheceu um vendedor de cristais, uma mulher por quem se apaixonou, um alquimista, dentre outras pessoas. Sofreu altos e baixos, sendo até mesmo roubado. Mas continuou seguindo sua “lenda pessoal”.

Ao cabo de sua jornada, cansado, num grande deserto, Santiago se vê com várias pirâmides a sua frente, local onde estaria o grande tesouro, mas logo percebe que o grande tesouro não são os bens materiais. Não são as pedras preciosas, o ouro, o diamante. O grande tesouro são as experiencias e conhecimentos que adquiriu durante sua caminhada. E o amor por Fátima, quem ele conheceu nessa grande aventura.

Que busquemos nossa lenda pessoal. Que queiramos nosso verdadeiro tesouro. Aqueles que transcendem os materiais.

Indicado por: Leone Oliveira

0 0 votes
Classificação da Notícia
Assinar
Notificar quando>
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

NOTÍCIAS RELACIONADAS...

0
Que tal fazer um comentário sobre essa Notícia!x