Membros do partido dos trabalhadores (PT) poderá fazer acordo com Valdemar Costa Netto para enfraquecer Arthur Lira (PP), que pretende montar uma oposição dentro do congresso.
Valdemar Costa Neto vem articulando um acordo com o PT para indicar o futuro líder do governo no Senado Federal, em troca de apoio à recondução de Rodrigo Pacheco. De acordo com fontes que estão empenhadas na negociação, o PL faria o sucessor de Pacheco daqui a dois anos.
Na próxima semana, espera-se que Lula e Valdemar se reúnem em Brasília. Se porventura houver uma reaproximação entre os dois políticos, isso poderia forçar a saída de Jair Bolsonaro da legenda. Bolsonaro ajudou a “bombar” o partido, com a eleição de 99 deputados e mais 8 senadores – alargando a bancada do PL no senado para 14 parlamentares -, além de 3 governadores.
Políticos de dentro do PT consideram fundamental um acordo com o PL, para enfraquecer Arthur Lira que pretende costurar uma federação de partidos para serem oposição ao próximo governo. Dessa forma, o próprio Lira terá que se render a Lula, caso queira apoio para se reeleger presidente da Câmara.
Por outro lado, o União Brasil de Luciano Bivar também sinaliza com seu apoio ao governo no Congresso, deixando ainda mais remota a possibilidade de uma forte oposição de legenda liberal.