O advogado André Marsiglia, especialista em liberdade de expressão e de imprensa, assumiu a defesa do site Jiparananews, após o site ter sido processado pela deputada Silvia Cristina.
André Marsiglia foi o primeiro advogado a atuar no inquérito das Fake News, aberto pelo Supremo Tribunal Federal, em 2019. Há época, o advogado defendeu a revista Crusoé, que havia sido censurada após publicar a matéria “O amigo do amigo do meu pai”.
Em contato com o advogado, o mesmo afirmou ao Fronteira que a decisão do juiz Maximiliano Deitos é censura. “Decisão típica de censura. Censura ao conteúdo presente e ainda censura prévia, que impede manifestação futura”, afirmou Marsiglia.
A deputada federal Silvia Cristina processou o site Jiparananews após o mesmo fazer uma publicação de que a parlamentar teria votado a favor do “PL da Globo”. Na legenda da publicação, o site especificou que o voto tinha sido pela urgência da PL.
No último dia 22/05, o Juiz Maximiliano Deitos determinou a retirada da publicação.
O Fronteira marcou uma entrevista com o advogado André Marsiglia para esta quarta-feira (29), que deverá ser publicada tanto no site, quanto no perfil do Instagram.