Os presidentes da Rússia e da Ucrânia parabenizaram, nesta segunda-feira (31), o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com comunicado divulgado pela Rússia, Vladimir Putin enviou um “telegrama de felicitações” para Lula.
A íntegra do texto não foi revelada, mas o Kremlin revelou um trecho: “Os resultados da votação confirmaram sua alta autoridade política. Espero que, por meio de esforços conjuntos, asseguremos o desenvolvimento de uma cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas.”
Já o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, enviou uma mensagem ao petista através de seu Twitter oficial.
“Parabéns a Lula com vitória nas eleições presidenciais no Brasil. Confio numa colaboração com amigo da Ucrânia de longa data e no reforço da parceria estratégica Ucrânia-Brasil para assegurar democracia, paz, segurança e prosperidade na Ucrânia, no Brasil e no mundo inteiro!”, afirmou Zelensky.
Os presidentes em conflito esperam posturas discrepantes do eleito presidente brasileiro. Desde o início dos conflitos, em fevereiro, o Brasil assumiu uma postura neutra, diferentemente de outros países ocidentais, que condenaram duramente a invasão russa. A expectativa é de que Lula seja pressionado para adotar uma posição mais dura contra o governo russo.
No entanto, interesses econômicos podem impedir que o novo presidente eleito se junte ao coro internacional, que impôs sanções à Rússia e busca o isolamento político e comercial do país.