A DEMOCRACIA MORRE NA ESCURIDÃO

Rondoniense ganha campeonato brasileiro de tiro esportivo que ocorreu em Guaimbê, São Paulo (SP)

Compartilhar:

A VI Etapa e Final do XXXV Campeonato Brasileiro de IPSC Handgun Taurus/CBC e IV Campeonato Brasileiro de IPSC Pistol Caliber Carbine Taurus/CBC, foi realizado entre os dias 19 e 23 de outubro, em Guaimbê, São Paulo (SP), na associação desportiva água limpa.

Uma das campeãs do dia foi a médica veterinária e empresária Rayana Freitas Giacomini Ramos, que estava representando o estado de Rondônia no campeonato. O Fronteira entrou em contato para conversar com a atleta.

Rayana nasceu em Mato Grosso e mora em Rondônia há 18 anos. Casada e com uma filha, disse que seu primeiro contato com o esporte foi por meio do seu marido, que já o praticava.

“Sou atiradora esportiva da modalidade de IPSC (International Practical Shooting Confederation) há aproximadamente 4 anos, onde meu primeiro contato com o esporte foi através do meu marido, que já praticava. Depois de algumas insistências, resolvi ir ao clube de tiro para conhecer o esporte”, disse Rayana.

De acordo com alguns profissionais, o tiro esportivo exige do atleta grandes capacidades físicas, notadamente a velocidade e agilidade, a força e a capacidade aeróbica. Quem as possuem, tem grandes chances de avançar dentro do esporte.

A campeã de Rondônia no campeonato do último dia 23, disse que no inicio havia participado de outras competições e conquistado algumas vitórias. Rayana fala que ao conhecer o esporte, incentivada pelo marido, “acabou subindo de nível” e começou a participar de vários torneios.

A brincadeira de domingo acabou subindo de nível, quando comecei a participar dos torneios municipais, estaduais e, por agora, o brasileiro. Meu primeiro esporte, fiquei em 3° lugar na minha divisão, atirando com uma pistola Imbel MD2 calibre 380. No Estadual, fui campeã por 2 anos consecutivos, também na mesma divisão”, afirmou.

“Foi surreal”

A atleta também nos contou um pouco sobre como foi para ela esse ano de 2022, dentro do esporte, no qual conquistou o campeonato brasileiro representando Rondônia.

“O ano de 2022 tem sido muito marcante para mim. Pude conhecer pessoas incríveis, as quais me ensinam e me incentivam muito. Nesse mesmo ano, recebi o convite para entrar no Team Aptiro, a qual, hoje, sou patrocinadora, atirando em outra divisão, onde notei que melhorei bastante com a utilização de uma pistola Calibre 9mm, equipada com Red Dot. E, claro, fechando a etapa do campeonato brasileiro sendo Campeã Brasileira de IPSC Produtcion Optics Light Damas, minha atual divisão; foi surreal”, alegou Rayana Ramos.

Preparação

Ramos também falou sobre como funciona sua preparação para os campeonatos, e disse que a mesma envolve o “tiro real, feito no clube de tiro, treino a seco online, acompanhada de atletas de ponto, e, claro, a preparação física”.

Os treinos com tiro real, sempre gosto de filmar e mandar para os atletas que me ajudam a melhorar e identificar alguns erros que as vezes passam despercebidos. Sou grata a todos pela ajuda, seja ela de incentivo ou de aperfeiçoamento ao esporte“.

Início dentro do esporte

Também perguntamos a atleta sobre o que é necessário fazer caso alguém queira iniciar dentro do tiro esportivo e, de acordo com Rayana, para ser praticante do esporte é preciso fazer o Certificado de Registro do Atirador Esportivo (CR) e se filiar a um clube de tiro, “onde irá efetivamente iniciar a prática”.

“A partir de então que a pessoa irá escolher qual modalidade que tem mais aptidão, podendo então comprar os acessórios e, claro, seu armamento que vai utilizar. Lembrando que dentro do tiro esportivo temos um leque amplo de modalidades a serem praticadas”, disse.

O futuro do tiro esportivo

Para Rayana, o futuro do esporte é promissor, pois, a cada ano, o tiro esportivo vem “ampliando os horizontes, graças ao bom trabalho da Confederação Brasileira e as Federações Estaduais”.

A atleta disse ainda que “em cada treino, em cada campeonato, nota-se a crescente participação de novos integrantes nessa modalidade de esporte. Fato é que o número de clubes de tiro esportivo tem aumentado significativamente no Estado e País”.

NO CAMPEONATO

Veja imagens e vídeos da final do campeonato brasileiro de tiro esportivo, que ocorreu entre os dias 19 e 23 de outubro, e no qual teve como vencedora a rondoniense, Rayana Freitas Giacomini Ramos.

 

 

0 0 votes
Classificação da Notícia
Assinar
Notificar quando>
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

NOTÍCIAS RELACIONADAS...

0
Que tal fazer um comentário sobre essa Notícia!x