Chegou a hora de conhecer os 26 jogadores que representarão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Nesta segunda (7), a partir de 13h (horário de Brasília), Tite convocará os atletas que vão para o Catar com a Amarelinha.
Diferentemente da última Copa, quando o técnico brasileiro contou com 23 jogadores, ele poderá levar 26 atletas e terá todos disponíveis para as partidas no Catar.
Os convocados por Tite deverão se apresentar uma semana depois do anúncio, no dia 14 de novembro, em Turim, na Itália, para um período de treinos no CT da Juventus. A equipe viaja para o Catar no dia 19 e estreia na Copa no dia 23.
Quem Tite deve convocar? O Yahoo Brasil faz uma lista com os jogadores que provavelmente já estão garantidos e os atletas que foram chamados recentemente e brigam pelas vagas restantes no grupo.
Praticamente certos
Alguns jogadores foram usados muitas vezes por Tite durante o ciclo para a Copa do Mundo e podem ser vistos basicamente como garantidos no Mundial:
- Goleiros: Alisson (Liverpool/ING), Ederson (Manchester City/ING) e Weverton (Palmeiras);
- Laterais: Danilo (Juventus/ITA) e Alex Sandro (Juventus/ITA);
- Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid/ESP), Marquinhos (Paris Saint-Germain/FRA) e Thiago Silva (Chelsea/ING);
- Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastlel/ING), Casemiro (Manchester United/ING), Fabinho (Liverpool/ING), Fred (Manchester United/ING) e Lucas Paquetá (West Ham/ING);
- Atacantes: Antony (Manchester United/ING), Gabriel Jesus (Arsenal/ING), Neymar (Paris Saint-Germain/FRA), Raphinha (Barcelona/ESP), Richarlison (Tottenham/ING) e Vinícius Jr (Real Madrid/ESP).
Brigam por vaga
Com algumas vagas ainda em disputa, existe uma lista grande de jogadores recentemente convocados por Tite que poderiam aparecer entre os selecionados para representar a Seleção no Catar.
- Laterais: Daniel Alves (Pumas/MEX), Emerson Royal (Tottenham/ING), Alex Telles (Sevilla/ESP) e Renan Lodi (Nottingham Forest/ING);
- Zagueiros: Bremer (Juventus/ITA), Gabriel Magalhães (Arsenal/ING), Ibañez (Roma/ITA), Léo Ortiz (Red Bull Bragantino) e Lucas Veríssimo (Benfica/POR);
- Meio-campistas: Douglas Luiz (Aston Villa/ING) e Everton Ribeiro (Flamengo);
- Atacantes: David Neres (Benfica/POR), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Martinelli (Arsenal/ING), Matheus Cunha (Atlético de Madrid/ESP), Pedro (Flamengo), Roberto Firmino (Liverpool/ING) e Rodrygo (Real Madrid/ESP).
O lateral esquerdo Guilherme Arana, do Atlético-MG, vinha sendo convocado por Tite no ciclo da Copa, mas sofreu uma lesão grave no joelho e volta a jogar apenas em 2023.
Phillippe Coutinho, outro regular das listas de Tite, sofreu uma lesão muscular em treinos do Aston Villa na última semana e também ficará fora da Copa.
A lista de 55
Antes da convocação final, até o dia 21 de outubro, Tite e a CBF precisaram enviar uma lista à Fifa com até 55 jogadores de onde sairiam os jogadores selecionados para defender a Amarelinha no Catar. A lista não precisa ser publicada, mas os clubes são notificados
- Flamengo: Santos, Filipe Luís, Everton Ribeiro, Pedro, Gabigol, João Gomes e Rodinei;
- Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Danilo e Dudu;
- Corinthians: Cássio e Renato Augusto;
- Fluminense: Nino e André;
- Internacional: Vitão
- Atlético-MG: Everson
- Goiás: Pedro Raul
- Red Bull Bragantino: Léo Ortiz
- Real Bétis (Espanha): Luiz Henrique
- Monaco (França): Caio Henrique
- Juventus (Itália): Bremer
- Benfica (Portugal): David Neres
- Pumas (México): Dani Alves
A logística da Seleção
- 21 de outubro: Data limite para o envio da pré-lista com até 55 jogadores;
- 7 de novembro: Data marcada pela CBF para o anúncio da lista de convocados;
- 14 de novembro: Apresentação em Turim, na Itália, para treinos no CT da Juventus;
- 19 de novembro: Viagem para Doha, no Catar
- 20-23 de novembro: Treinos em Doha;
- 24 de novembro: Estreia na Copa, contra a Sérvia, no Estádio Lusail.