Na sessão de ontem, 26, na Câmara Municipal de Ji-Paraná, a vereadora Vera Márcia (PT) discursou sobre a situação da saúde no município e cobrou a construção do Hospital Regional que até hoje não saiu do papel.
A vereadora afirmou que a câmara fez uma audiência pública, há um ano e quatro meses, com o intuito de tratar sobre a construção do Hospital Regional no município de Ji-Paraná, mas até o momento nada foi concretizado pelo executivo.
“Faz um ano e quatro meses que nós fizemos aqui uma audiência pública para falar da questão do hospital regional {…} até então nada foi concretizado, as pessoas continuam sofrendo”
Márcia relatou o caso de uma senhora que tinha problemas cardiovasculares e que não recebeu um atendimento adequando no hospital e foi mandada para casa. A vereadora, na ocasião, interveio e foi buscar saber o porquê do mal atendimento; entretanto, também relata não ter sido bem tratada pelas autoridades competentes.
“Eu fui obter informação porque era uma senhora que estava com problema cardíaco gravíssimo, já passou por procedimento cardiológico, e ela foi ao hospital novamente na semana passada. Mandou para casa. Ela ficou ruim novamente e foi para o hospital. Mandou para a casa. Quando foi ontem eu fui atrás {…} liguei na unidade na qual essa mulher é atendida [inaudível] foi encaminhada para a regulação; procurei um responsável com o setor de regulação. Veio me dizer não era com essa pessoa aquele assunto, me encaminhou para outra pessoa. Fui com a terceira pessoa, a qual acabou dizendo ‘não é comigo essa responsabilidade'”, alegou a vereadora.
Depois de tudo isso, a vereadora diz ter ido até a secretaria de saúde e questionado de quem era a responsabilidade por dar uma resposta sobre o caso.
“Eu fui até a secretaria de saúde e questionei: ‘afinal de contas, de quem é a responsabilidade de dar uma resposta convincente a quem realmente precisa?’. Gente, ninguém vai ao hospital passear, ninguém vai procurar um médico para brincar; e essa senhora passando mal. Tomara à Deus que não dê um infarto”
“Se comigo, que estou passado por esse espaço para representar a sociedade, fui tratada dessa forma, imagina o cidadão que não tem conhecimento. Imagina a forma como é tratado”
“Fazer asfalto é bom? é ótimo, mas e o povo? cadê a atenção do hospital? se tivesse um hospital regional quantas vidas não seriam salvas? as pessoas não precisavam estar sofrendo tanto. Cadê o nosso hospital regional? o povo está mendigando, o povo está sofrendo. Então se aconteceu comigo, imagina com quantas não já aconteceu”, finalizou a vereadora Vera Márcia.