O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou o cancelamento do passaporte do influenciador Allan dos Santos, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), hoje residente nos Estados Unidos.
De acordo com informações da coluna de Rodrigo Rangel no portal Metrópoles, o Itamaraty foi informado sobre a decisão nesta segunda-feira (20) e a transmitiu à embaixada brasileira nos EUA.
Alexandre de Moraes ordenou, ainda, que o cancelamento seja relatado no Módulo Alerta e Restrição (MAR) do Sistema de Tráfego Internacional.
Com isso, Allan dos Santos está impedido de deixar o território norte-americano rumo a outros países. Além disso, fica com sua situação no país prejudicada, uma vez que não tem mais documento que o represente.
Influenciador condenado
O ministro do STF ordenou a prisão do blogueiro bolsonarista em outubro do ano passado por difundir fake news e fazer ameaças a integrantes do Tribunal.
Alexandre de Moraes também determinou que Bolsonaro pedisse a extradição de Allan dos Santos, mas houve pouca movimentação neste sentido e o influenciador permaneceu nos Estados Unidos.
Na semana passada, o blogueiro foi visto em Nova York participando de protestos de bolsonaristas contra os ministros do STF, que estavam na cidade para um evento.