O deputado bolsonarista, Carlos Jordy (PL-RJ), conseguiu na última semana a quantidade de assinaturas necessárias para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito com o intuito de investigar os Institutos de Pesquisa.
O deputado federal já protocolou o pedido na câmara, que conta com 179 assinaturas, oito assinaturas a mais do que o necessário para a abertura da CPI.
Conforme diz o projeto, o objetivo da comissão é investigar o “uso político” de Institutos de Pesquisa para “influenciar os resultados das eleições em favor de determinados candidatos, partidos e espectros políticos”.
O próximo passo é esperar o presidente da casa de leis, Arthur Lira (PL-AL), fazer a leitura do documento em plenário para autorizar a comissão.
Em conversa com O Antagonista na ultima quinta-feira, o autor do projeto, Carlos Jordy, afirmou que “quando chegou a eleição do primeiro turno, os resultados foram muito diferentes do que era propagado por esses institutos de pesquisa. Qual é a margem de erro desses institutos? Varia de 2% a 3%. Mas, em alguns casos, houve erro de 14% para alguns resultados. Como você tem 95% de índice de confiança que foi oferecido e os resultados não conseguiram sequer ficar na margem de erro?”, disse o parlamentar a respeito da necessidade da investigação.