O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que Jair Bolsonaro “perdeu tamanho” no cenário político brasileiro após o fim do mandato, em 2022.
Em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (15), o parlamentar, aliado do ex-presidente durante as eleições, disse que a viagem aos Estados Unidos pode ter afetado sua relevância política.
“É lógico que ele perdeu tamanho”, disse o deputado.
Questionado sobre a construção de uma base do governo federal no Congresso, Lira afirmou que o Planalto ainda enfrenta resistências, mas “tem avançado”.
“Nota-se o esforço que o governo fez de atrair partidos políticos para a sua base. Naquele momento [da declaração anterior], e ainda, o governo tem dificuldades de apoio no Congresso Nacional. Na Câmara, mais. Mas o governo tem avançado”, disse.
No dia 6 de março, o presidente da Câmara afirmou que o governo não tinha uma base consistente no Congresso.
Após a fala, Lira jantou com Lula para discutir a base de sustentação do governo. À GloboNews, o progressista negou que tenha negociado a distribuição de cargos com o presidente e defendeu o centrão.
“Eu nunca falei de cargos com o presidente Lula”, afirmou.
“Partidos de Centro existiram a vida toda. De Ulysses Guimarães a Arthur Lira. O Brasil não virou uma Argentina porque tem partidos de Centro, que equilibram os extremos. Cada centro ou centrão têm suas características, a nossa nunca foi de cargos. Nós não tivemos isso no governo anterior, não tivemos isso em muitos governos”, acrescentou.
O Antagonista