A DEMOCRACIA MORRE NA ESCURIDÃO

EXCLUSIVO: Dívida de meio milhão que Prefeito de Ji-Paraná tinha há 10 anos com o município “desaparece” um ano após sua posse

Compartilhar:

A DÍVIDA DO PREFEITO  

O Fronteira recebeu uma denúncia grave de uma fonte segura contra o atual prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), aludindo o desaparecimento de uma dívida astronômica que o mesmo teria com o município desde o ano de 2012, portanto, há mais de dez anos. O denunciante, por razões de segurança, terá sua identidade mantida em sigilo e será chamado pelo nome fictício de “Elias”. 

A princípio, Elias nos enviou dois documentos com datas diferentes mostrando o “antes e o depois” da situação da divida de Isaú Raimundo Fonseca, prefeito de Ji-Paraná, no sistema da divida ativa do município. O primeiro documento é de 3 de maio de 2021, ano passado; e o segundo, de 15 de setembro de 2022, deste ano. 

No documento datado de 3 de maio de 2021, mostra que o atual prefeito tinha uma dívida de $497.914,77 com o município. A dívida estava com multas e juros altíssimos, o que indica que Isaú Fonseca não tinha condições de pagá-las – o que já se confirma pelo simples fato do mesmo estar cadastrado na dívida ativa.

Abaixo o documento que Elias repassou à nossa equipe e que mostra a divida que o atual prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, tinha até ano passado.

 

Conforme o documento, Isaú Fonseca devia quase meio milhão de reais ao município.

Em conversa com um servidor que ocupa um cargo de destaque no município e cuja identidade também será mantida em sigilo, o mesmo disse que a dívida é “da Expojipa, ele era da diretoria”, afirmou sem dar mais detalhes.

“EU PRINTEI, IMPRIMI E DEIXEI GUARDADO NUMA PASTA”

Elias afirmou que, em maio do ano passado, teria printado a tela que mostrava a dívida do prefeito, impresso em uma folha e guardado numa pasta, porque “tinha a impressão de que poderia sumir de repente essa dívida, acontecer alguma coisa”.

Ano passado, qualquer pessoa poderia acessar o portal transparência e eu fiz isso em maio do ano passado e verifiquei que o prefeito tinha uma dívida de quase meio milhão; e ai acontece que eu resolvi printar aquela tela, imprimir em um papel e deixei guardado numa pasta, porque eu tive impressão que podia sumir de repente essa dívida, acontecer alguma coisa”, afirmou Elias.

A SUSPEITA SE CONFIRMA

Depois de um ano do print, hoje, a dívida MILAGROSAMENTE desapareceu do sistema de dívida ativa do município, no portal transparência; ou pelo menos 99% dela. Atualmente, pesquisando no portal transparência, é possível verificar que o prefeito Isaú Fonseca possui uma dívida de apenas $4.962,80, conforme mostra a imagem abaixo também repassada pelo Elias. 

O valor é ridiculamente menor do que o que estava registrado no sistema ano passado. De quase meio milhão de reais, a dívida desceu para os míseros $4.962,80 mil reais parcelada em cinco vezes. 

“Exatamente dia quinze de setembro fui lá dar uma conferida para ver como é que estava, se já tinha abatido alguma coisa e tal, e me deparei com um valor 99% menor; de quase quinhentos mil foi para menos de cinco mil e ainda parcelado em cinco vezes, a começar a pagar em setembro agora, dia 5 de setembro, então provavelmente foi alguma coisa recente, que agora que esta começando a pagar”, disse Elias. 

“ALGUM LARANJA PAGOU PARA ELE”

Nos bastidores do poder já corre teorias de como a dívida poderia ter “sumido” do sistema. O Fronteira conversou com um servidor que ocupa um cargo de destaque no município de Ji-Paraná e, por razões de segurança, sua identidade também será mantida em sigilo. O mesmo cogitou que a divida teria sido paga por um laranja. “Algum laranja pagou para ele“, afirmou. A dívida é de 2012, mais de dez anos, e o prefeito Isaú Fonseca não havia pago até ganhar as eleições para o executivo municipal. Assim que ganhou as eleições, a divida gigantesca de quase meio milhão de reais simplesmente desapareceu do sistema da divida ativa do município, e fica a pergunta: “Se ele não tinha dinheiro para pagar durante esses dez anos, como ele pagou um ano depois de eleito?”

JÁ TENTOU APROVAR PERDÃO DE DÍVIDA MAS NÃO CONSEGUIU

Ano passado, a Câmara Municipal de Ji-Paraná, que já tinha como presidente o filho do prefeito, Welinton Poggere Goes Da Fonseca (MDB), havia tentado aprovar uma lei que perdoava a dívida de 200 pessoas, 100 pessoas jurídicas e 100 pessoas físicas cadastradas na dívida ativa do município. As empresas e pessoas que seriam beneficiadas com o perdão, coincidentemente, não foram divulgadas. 

Negando divulgar os nomes das pessoas físicas e jurídicas que seriam beneficiadas, o vereador Brunno Carvalho (Solidariedade) encaminhou uma manifestação ao Ministério Público na tentativa de saber os beneficiários. Diante da pressão, o Projeto de Lei não vingou e foi retirado de pauta; contudo, o vereador Brunno foi ameaçado de ter um processo disciplinar aberto contra si por suposta “quebra de decoro”, o que não houve.

“Meu pedido de informação quanto aos devedores foi negado! Diante disso, levei a negativa ao Ministério Público, a quem cabe apontar a existência ou não de irregularidade. E assim aconteceu: os promotores passaram a verificar o caso. Desde então, aconteceram DUAS coisas: a primeira, o tal projeto de lei foi arquivado; a segunda, a mesa diretora da Câmara iniciou procedimento que hoje resultou em parecer com indicação de abertura do meu processo de cassação“, disse à época o vereador Brunno, em rede social.

O projeto de lei foi arquivado e a cassação do vereador não vingou.

Ao que tudo indica, um dos nomes que estavam na lista para serem beneficiados com o perdão de dívida era justamente o do prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB).

JUNTANDO AS PEÇAS 

Considerando que o prefeito já tentou o perdão de sua dívida ano passado tentando aprovar um projeto na câmara municipal, mas não conseguiu e continuou com a dívida que, milagrosamente, desapareceu um ano depois de sua posse: qual foi o jeitinho que Isaú Fonseca deu?

Vai a pergunta: como a dívida exorbitante do prefeito de Ji-Paraná, Isaú Raimundo da Fonseca, desapareceu do sistema?

Fica a indagação à você, caro leitor.

Obs: nossa equipe entrou em contato com a assessoria do prefeito, até o momento não obtivemos resposta.

5 1 vote
Classificação da Notícia
Assinar
Notificar quando>
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

NOTÍCIAS RELACIONADAS...

0
Que tal fazer um comentário sobre essa Notícia!x