A DEMOCRACIA MORRE NA ESCURIDÃO

Joaquim ‘Peixeira’: durante a semana, prefeito empossado prepara nova leva de exonerações

Compartilhar:

O prefeito de Ji-Paraná em exercício, Joaquim Teixeira (PL), prepara uma nova leva de exonerações para essa semana. Os cargos atingidos serão desde o primeiro escalão aos cargos de baixa hierarquia.

Durante o período em que Isaú Fonseca esteve a frente da prefeitura, centenas de cargos foram criados para comprar apoio de parlamentares e para ajudar na eleição de seu filho em 2022, o vereador Negão do Isaú, para deputado estadual. Por conta da legenda, Negão acabou não conseguindo se tornar deputado, mas ficou com expressivos 12.432 votos.

Ao todo são mais de mil cargos comissionados criados por Isaú, em muitos deles há denuncias de que os funcionários sequer aparecem para trabalhar, são os famosos “funcionários fantasmas”. Também há denúncias de que muitos foram contratados apenas para trabalhar na campanha do Negão do Isaú, participando das carreatas e reuniões do grupo. 

Em 4 agosto de 2022, em sessão extraordinária, às pressas, próximo das eleições, Negão do Isaú pauta dois projetos que teriam grande impacto em suas votações: (1) o projeto de lei n° 3131, que cria 194 cargos comissionados e permite abertura de crédito adicional de mais de 30 milhões; (2) e o projeto de lei 3127, que permite uma “concessão” de 10 anos de um terreno público para a Associação Evangélica de Assistência Social.

Os dois projetos foram aprovados pela Câmara Municipal. Os vereadores Rosana Pereira (Novo), Edisio Barroso (Solidariedade), Vera Márcia (PT) e Brunno Carvalho (Solidariedade), votaram contra.

“Eu não vejo o poder executivo planejando e, sim, pensando no palanque político, pensando no dia de hoje, não pensa no dia de amanhã”, afirmou o vereador Brunno Carvalho durante a sessão.

“Criação de 194 novos cargos, dentre eles tem salário altíssimos, com funções gratificadas altíssimos também, de 5 mil, 10 mil. O nosso município tinha 1.216 cargos comissionados, vai para quase 1.500 cargos comissionados numa prefeitura”, pontuou a vereadora Rosana Pereira (Novo).

Passados quase um ano desse episódio, Isaú Fonseca é afastado sendo acusado pelo Ministério Público de ser chefe de uma organização criminosa que teria desviado, só em lâmpadas, 17 milhões de reais. Ji-Paraná ganhou a atenção nacional, lamentavelmente por causa de corrupção.

Joaquim Teixeira (14), prefeito empossado no último dia 14, terá um grande desafio pela frente: dedetizar toda a administração pública, enxugar a maquina pública, averiguar como estão as contas públicas, e tentar levar nosso município ao eixo novamente. Joaquim Teixeira (PL) deverá colocar ordem na casa novamente, mas tomar cuidado para não ser engolido por raposas da política.

 

0 0 votes
Classificação da Notícia
Assinar
Notificar quando>
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

NOTÍCIAS RELACIONADAS...

0
Que tal fazer um comentário sobre essa Notícia!x