Hoje,18, às 10h da manhã, alguns vereadores de Ji-Paraná tiveram uma reunião com o Coordenador Regional da CAERD, Sr. Cézar, na qual foi tratado vários assuntos a respeito dos problemas que os moradores tem enfrentado no município e reclamado aos parlamentares. Os vereadores que compareceram à reunião foram a Dra. Rosana Pereira (Sem Partido), Brunno Carvalho (Solidariedade), Marcelo Lemos (PSD), Edisio Barroso (Solidariedade), Vera Marcia (PT), Janethe de Almeida (DEM) e Juscelia Dallapicola (PSDB).
Um dos assuntos que foram discutidos é uma cobrança de 70% de taxa de esgoto que está chegando na conta dos moradores. O Coordenador da CAERD explicou que a cobrança, no momento, só será feita em Guajará-Mirim, Porto Velho, e no bairro Bosque dos Ipês, em Ji-Paraná.
Contudo, a vereadora Rosana Pereira perguntou ao Coordenador se aquela taxa de esgoto de 70% em cima do valor da água seria cobrado de todos os cidadãos de Ji-Paraná quando as obras de esgoto estiverem prontas na cidade, e a resposta foi positiva. Ou seja, quando a rede de esgoto da cidade ficar pronta, todos os cidadãos terão que pagar uma taxa de 70% em cima do valor que vier a sua conta de água. Assim, se o morador gasta 100 reais com água, terá que pagar 70 reais só de taxa de esgoto, totalizando 170 reais.
O Coordenador não soube explicar como foi feito o cálculo para se chegar em 70%. O Fronteira entrou em contato com a vereadora Rosana e a mesma afirmou que os vereadores farão uma outra reunião, em Porto Velho, com a alta cúpula da empresa, para discutir o assunto com maior profundidade.