A Americanas (foto) deverá entrar nos próximos dias com um pedido de recuperação judicial no valor de aproximadamente R$ 20 bilhões —o tamanho do rombo descoberto na companhia na semana passada.
Esse é o valor estimado que os três acionistas de referência, os bilionários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, teriam de injetar na empresa para salvá-la.
Mas, segundo reportagem de Julio Wiziack na Folha, eles não aceitaram desembolsar esse montante, de acordo com pessoas que participaram das discussões. O trio aceitaria colocar no máximo R$ 6 bilhões na empresa. Com a recusa, a saída deve ser a recuperação judicial.
Juntos, Lemann, Sicupira e Telles, que aparecem com destaque nas listas de pessoas mais ricas do Brasil, detêm 31% da Americanas.
O jornal paulistano informa ainda que os advogados Ana Basílio, José Roberto Sampaio e Rodrigo Salomão foram os escolhidos pela empresa para conduzir o processo.
Ana Basílio é casada com o desembargador André Fontes, do TRF-2, e Rodrigo Salomão é filho de Luis Felipe Salomão, ministro do STJ e corregedor nacional de Justiça. Seus escritórios foram citados na Lava Jato do Rio, na Operação Esquema S, arquivada posteriormente pelo STF.
Mais cedo, o conselho de administração da Americanas anunciou a contratação de Camille Loyo Faria, executiva que atuou na recuperação judicial da Oi.
O Antagonista