A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) emitiu uma nota nesta terça-feira (24) afirmando estar regularizando os repasses de recursos para a Clínica de Diálise de Ji-Paraná junto à prefeitura do município.
A prefeitura de Ji-Paraná havia deixado de repassar recursos federais para a CLINERON (Clínica Renal de Rondônia) nos meses de setembro, outubro e novembro, abrindo incertezas quanto a continuidade dos tratamentos no município.
Em nota, a ABCDT afirmou que os valores dos meses de outubro e novembro foram pagos recentemente pela prefeitura, e espera que nos próximos dias seja depositado os valores do mês de setembro.
NOTA DA ABCDT
“A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) tem atuado junto à Prefeitura de Ji-Paraná para regularização dos repasses dos valores devidos às clínicas de diálise. Os valores referentes aos tratamentos de doentes renais da cidade já feitos em outubro/22 e novembro/22 foram recentemente pagos e a ABCDT espera que a clínica receba nos próximos dias o custeio dos tratamentos realizados em setembro/22, segundo compromisso dado pela equipe da Prefeitura.
A ABCDT representa as clínicas de diálise de todo o país que são responsáveis por cerca de 90% do tratamento de doentes renais do SUS. O município Ji-Paraná conta com uma clínica que atende cerca de 190 pacientes,que recebem o tratamento que garante à vida de 3 a 5 vezes por semana.
O enfrentamento da grave crise econômico-financeira do setor de diálise é um dos temas centrais da pauta permanente da (ABCDT). Para o executivo da Clineron, Fernando Ceretta, que é associado à entidade, “o trabalho da ABCDT é fundamental para garantir o atendimento aos pacientes que precisam da diálise e garantir o tratamento”.