Para cobrir o rombo do município, o prefeito Isau Fonseca teria aumentado o IPTU em quase 500%, afirmou o site jiparananews.
Conforme noticiado no site, as denúncias de aumentos exorbitantes no IPTU chegaram à redação, revelando um aumento de quase 500% entre os anos de 2023 e 2024. Contribuintes que pagavam R$600,00 no ano passado, se deparam agora com valores superiores a R$3.000,00.
O vereador Brunno Carvalho publicou uma nota, na qual afirma que quem autorizou o aumento do IPTU foi o próprio prefeito Isau Fonseca.
De acordo com o vereador, Não são apenas alguns cidadãos que foram afetados. Toda a população de Ji-Paraná recebeu os boletos de IPTU com aumentos abusivos, praticados pela administração do próprio prefeito.
Além disso, o parlamentar alega que o prefeito estava ciente desde o ano passado que o aumento do IPTU seria uma questão crítica em 2024, estando seu próprio filho, o vereador Negão do Isaú, ciente disso. Mesmo assim, nada foi feito para mitigar os impactos ou para dialogar com a população de maneira transparente.